5 dicas para aproveitar o feriado e não deixar os estudos de lado

O ano de 2018 será repleto de feriados. Só em Mato Grosso do Sul haverão 20 feriados, pausas para um merecido descanso num período de estudos e vestibulares.

Um ano com tantas datas comemorativas oferece vantagens e desvantagens para os estudantes. Se por um lado oferece horas valiosas para relaxar, também pode causar acomodação, perdendo o foco nos estudos e o embalo no planejamento para o vestibular.

Pensando nos dois lados, elaboramos uma lista com dicas para aproveitar os feriados sem deixar os estudos de lado.

1.    Que tal levar um livro?

Quem aproveita os feriados para viajar pode intercalar as semanas de estudo com a leitura de um bom livro nos dias de folga. Muitas universidades possuem listas obrigatórias de leitura para o vestibular e um lugar mais tranquilo, longe do agito de casa e até mesmo do estudo de outras matérias pode ser a ocasião perfeita para uma boa leitura.

Para isso, é importante selecionar os livros e organizar períodos de leitura, afinal, mesmo no feriado, manter uma rotina de horários pode ajudar você a alcançar os objetivos.

2. Planejamentos mensais de estudo

Um ótimo jeito de estudar é fazer um grande planejamento mensal de estudos, intercalando os dias, horários e disciplinas a serem estudadas. Quando se analisa a rotina de estudos olhando para os dias do mês, é possível balancear os estudos com o descanso no feriado, organizando, até mesmo, momentos de compensação para garantir aquele tempo livre para se divertir!

3. O feriado pode ser o melhor momento para estudar

Já pensou que o feriado pode ser a melhor oportunidade para você estudar? Se sua família vai viajar, peça aos seus pais para ficar em casa e tenha um lugar quieto e tranquilo só para você. Aproveite esta oportunidade para focar nos estudos e fazer aqueles simulados que precisam de mais concentração.

O ponto positivo de um ano com tantos feriados é que você pode intercalar as folgas, algumas com maratonas de estudos e reservar outras datas para descansar.

4. Não se esqueça da disciplina

Não é só porque é feriado que você vai chutar o balde! Isso mesmo, se você se comprometeu a reservar duas horas do dia para estudar, mantenha sua rotina no feriado e continue estudando. Quando as atividades são feitas diariamente, um simples deslize pode comprometer todo o trabalho e atrapalhar seus hábitos e resultados.

Por isso, quando estiver viajando com sua família ou amigos, nossa dica é que você acorde um pouquinho mais cedo, estude o tempo que estabeleceu em seu plano de estudos e aproveite o resto do dia para se divertir!

5. Aproveite!

Se você vai viajar, sua principal obrigação durante este período é se divertir e descansar. Estudos comprovam que uma mente descansada assimila muito melhor o conhecimento e as matérias estudadas do que uma submetida a rotinas pesadas de estudo sem nenhum descanso.

Aproveite os feriados para garantir que você estará bem o suficiente para encarar toda a rotina de um ano que será cheio de atividades.

Já está pensando em qual faculdade cursar?
Conhece a UCDB?
Aqui a gente pensa no seu futuro, aliando conhecimento com o seu preparo para o mercado de trabalho. Venha pra cá! Juntos, nós vamos fazer a diferença. J

 

Comentários

Cadastre-se

Futuro Acadêmico, cadastre-se para receber as últimas novidades e dicas sobre o vestibular, ENEM, provas e muito mais!
Secure and Spam free...