5 dicas infalíveis para estudar matemática

É só falar sobre matemática e ciências exatas que algumas caras se fecham e a disposição de estudar vai embora. E se a gente falasse para você que, mesmo não gostando muito de exatas e buscando cursos nas áreas de humanas e biológicas, a matemática ainda estará presente no seu dia a dia?

Química orgânica e ciências econômicas são apenas dois exemplos de como a matemática não só está presente como é parte importante da formação de jornalistas e médicos.

Outro fator importante para quem quer fugir das exatas é que a pontuação no Enem e nos vestibulares nas disciplinas ligadas às ciências exatas farão a diferença no resultado final. Nelas que você conquistará a tão sonhada vaga para o curso e a universidade

Por isso, vamos te dar cinco dicas infalíveis para estudar matemática.

1 – Estudar matemática é um processo ativo

Diferente das matérias de humanas, estudar matemática e as outras ciências exatas exige um de estudo mais ativo. Isso significa que não basta estudar apenas os conceitos, é preciso ir para a prática com exercícios que vão fixar o seu aprendizado. É fundamental separar uma lista de exercícios relacionados aos temas que serão estudados e, após a leitura dos conceitos, colocar a mão na massa!

2 – Memorizar não é o caminho. Entenda o conceito e aplique!

Em matemática e física, muitas vezes a primeira tentativa é de decorar fórmulas e conceitos, gravá-los à força na memória para quando chegar a hora da prova, aplicá-los. Isso gera muito esforço e muitas vezes confusão na hora de aplicar a fórmula. É justamente por isso que o melhor caminho não é a memorização e, sim, o entendimento.

Assim, a aplicação se torna um processo natural dentro da sua cabeça, o que significa que o aprendizado foi realizado. Você não é um robô, entender de onde vêm os elementos que formam cada conceito faz com que a fórmula faça sentido e aumenta a possibilidade de você aplicá-la de maneira correta e acertar o exercício!

3 – Na matemática, o erro faz parte do processo. Acostume-se!

Muitos não gostam de estudar matemática e ciências exatas pois não gostam de errar. Ao cometer um erro se frustram e muitas vezes desistem do exercício. Para estas pessoas, vamos contar uma verdade: não dá pra aprender matemática sem se acostumar com o erro!

As grandes fórmulas e teorias foram descobertas assim, com muitas sessões de erros para só depois de muito tempo chegarem ao acerto.

Pratique a arte do desapego, erre, entenda, tenta outra vez e acerte!

4 – Rotina e repetição são os segredos

Estes são os dois segredos para quem quer se dar bem nos estudos de exatas. Fixar uma rotina de estudos diária, com horários específicos em que, além do estudos dos conceitos, terá um tempo dedicado a repetição de exercícios. Fazer os exercícios logo depois de estudar as fórmulas e conceitos é mais um ótimo caminho para entender a matéria.

5 – Não tenha vergonha de perguntar se não entender

O entendimento e estudo da matemática passa por um bom aprendizado em sala de aula. Por isso, preste atenção nas explicações dos professores e não tenha vergonha de perguntar se não entender alguma coisa. Caso a explicação não seja clara, peça exemplos.

A falta de entendimento das aulas complica muito na hora de fazer os exercícios e entender as fórmulas. Por isso, fique atento ao professor e peça ajuda aos amigos. O aprendizado não deve ser uma atividade solitária, mas sim, solidária. Se você aprendeu, ensine os colegas, pois estudando juntos os resultados sempre serão melhores!

Preparado para fazer os exercícios? Não importa se você quer cursar disciplinas de humanas, exatas ou biológicas, um bom desempenho no Enem e nos vestibulares nas questões de exatas colocarão você à frente dos outros candidatos.

Por isso, é hora de colocar a mão na massa e ir de encontro com o seu futuro!

Está em dúvida sobre qual universidade cursar? Conhece a UCDB? Aqui você vai encontrar profissionais e cursos que vão preparar você para o mercado de trabalho. Seja UCDB, venha crescer com a gente!

 

Comentários

Cadastre-se

Futuro Acadêmico, cadastre-se para receber as últimas novidades e dicas sobre o vestibular, ENEM, provas e muito mais!
Secure and Spam free...