Como relaxar em 5 passos antes do vestibular

Não dá pra falar de vestibular sem tratar da pressão e ansiedade que antecedem os dias de prova mais importantes para os estudantes. A adolescência é um dos momentos mais turbulentos da vida, onde estamos cercados de incertezas e ao mesmo tempo somos obrigados a tomar decisões importantes.

E como já não bastassem a erupção de hormônios da idade e a pressão social, os jovens também precisam aprender a lidar com a decisão de escolher uma carreira e passar pelas provas.

Tá certo que o sistema educacional brasileiro não ajuda muito. Desde o ensino fundamental, se intensificando no ensino médio, estudamos para passar nas provas de vestibular. Anos de estudo e educação que muitas vezes não estão focados no aprendizado, mas sim em conseguir boas notas no Enem e nas principais provas de vestibular.

Com um sistema todo voltado para o vestibular, é comum que o estresse, a ansiedade e o nervosismo prejudiquem o desempenho de muitos jovens. Isso faz do vestibular uma avaliação onde nem sempre o aluno que sabe mais passa, mas sim o que está melhor psicologicamente, que consegue lidar bem com todas as situações que estão ao seu redor e tem tranquilidade para fazer a prova.

Infelizmente, poucas escolas e cursinhos se atentam a isso e preparam seus alunos não só com conhecimento, mas com aulas, dicas e até mesmo consultas com psicólogos e outros profissionais que podem ajudar no dia da avaliação.

Listamos cinco passos importantes que podem ajudar você a superar a pressão e como relaxar um pouco para melhorar seu desempenho no vestibular.

1º passo: toda avaliação gera nervosismo

Antes de tudo, é preciso lidar com alguns fatos. A gente sabe que você já fez outras provas antes e por isso vamos tirar o elefante da sala logo no primeiro passo. É normal ficar nervoso ou ansioso na hora da prova. Esse nervosismo é um processo natural quando somos julgados e analisados e irá acontecer outras vezes na faculdade, em entrevistas de emprego e outras inúmeras situações da vida adulta.

O que você pode fazer à respeito? Estar preparado. Ter a convicção que se preparou o suficiente pode dar a tranquilidade que vai te levar ao sucesso. Por isso, mantenha a calma, esteja consciente da sua capacidade e preparo e faça a prova.

Aceite que o nervosismo faz parte do processo, este é o primeiro passo para superá-lo.

 2º passo: atividades físicas

As atividades físicas em quantidade moderada são o segredo para se sentir mais tranquilo e preparado. E não estamos falando apenas do dia ou semana da prova. Uma rotina de atividades físicas moderadas, principalmente exercícios aeróbicos de 20 a 30 minutos podem fazer a diferença não só na parte psicológica, como também no seu aprendizado.

Os exercícios melhoram sua capacidade de concentração, memorização, aprendizado e raciocínio lógico, além de diminuir seus impulsos de ansiedade, dando a calma necessária para se preparar para momentos de maior pressão.

Por isso, adicionar atividades físicas em seu cotidiano é um investimento importantíssimo para momentos de estresse como o vestibular.

3º passo: a rotina

Sabe aquelas propagandas que sempre falam para você sair da rotina? Sentimos muito em dizer a você, mas na hora do vestibular e dos estudos os anúncios não poderiam estar mais errados.

Uma boa rotina de estudos e atividades saudáveis é o que fará você ter tranquilidade na hora da prova. Pensar em uma boa rotina é saber que todas as atividades do seu dia serão importantes para que você alcance seus objetivos.

Por isso, pensar em boas refeições, períodos produtivos de estudo, atividades físicas e, principalmente diversão, descanso e boas noites de sono farão você ter mais controle sobre o seu lado psicológico e deixarão você mais preparado para a hora da prova.

Por isso, vamos sugerir a você justamente o oposto das propagandas: entre na rotina! Organize-se, divida bem os seus horários e ganhe qualidade de vida. Mais qualidade de vida significa melhor preparo para momentos importantes como o vestibular.

4º passo: diminuição gradativa das atividades

A semana que antecede a prova é o momento em que você precisa estudar menos e investir em paz e tranquilidade. Para isso, é importante que diminuir gradativamente o ritmo dos estudos e se dedicar a atividades de lazer e descanso.

Esta tranquilidade dará a você a calma necessária para a hora da avaliação. Além disso, é importante estar ciente de que fez uma boa rotina de estudos até então, se dedicando a revisões e resumos mais leves durante a semana decisiva e atividades que não estão relacionadas ao estudo.

Sua última semana antes das provas precisa estar dedicada a sua paz e tranquilidade. Na hora do vestibular, elas serão tão importantes quanto os estudos.

5º passo: o dia da prova

Se você seguiu os outros passos, o dia da prova não pode ser tão diferente ou especial assim. Acorde cedo, dedique-se a uma atividade física leve, como uma caminhada ou sessão de alongamentos. Coma alimentos saudáveis, mas não faça refeições extremamente leves, pois você ficará muito tempo fazendo a prova.

No dia, organize uma agenda que possa gerar menos estresse possível. Chegue antes no local da prova, sente-se, leia um livro ou faça qualquer outra atividade que não esteja relacionada aos estudos.

Na hora da prova, antes de fazer os exercícios, leia toda a avaliação com calma. Quando você perceber que sabe boa parte das questões, terá mais tranquilidade para trabalhar os exercícios que exigem mais atenção e dedicação.

Comece pelas matérias que está mais familiarizado, leia sempre as questões e as opções de resposta, pois na maioria dos casos, a lógica e até mesmo o bom senso de quem passou pela rotina de estudos pode eliminar boa parte das alternativas.

Se o nervosismo chegar, faça exercícios respiratórios, pare um pouco a prova, coma uma fruta ou biscoito para que você possa recuperar o seu foco.

O fato é que aceitar que o nervosismo e a pressão estão presentes na rotina de quem vai fazer vestibular é um passo importante para manter o controle. Estar preparado quando a pressão chegar é o segredo para quem precisa estar focado e tranquilo na hora de resolver as questões.

Prepare-se para a prova e esteja sempre focado em sua qualidade de vida. Afinal, é ela que vai te dar suporte para uma rotina pesada de provas importantes neste final de ano.

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