Como montar um cronograma de estudos infalível

Para começar um bom plano de estudos é preciso planejamento e dedicação. Entender a necessidade do estudo para atingir seu objetivo final, a tão sonhada vaga na universidade e no curso desejado, é o primeiro passo para manter o foco nos momentos mais difíceis. Para ajudar você nesse processo, listamos 4 dicas para montar um plano de estudos infalível.

1 – Saiba a diferença entre quantidade e qualidade

A primeira lição para começar o seu plano de estudos é saber a diferença entre quantidade e qualidade. Colocar a cara nos livros por 10 horas seguidas não garante a fixação do aprendizado ou uma sessão de estudos eficiente.

Faça sessões menores de estudos, de uma ou duas horas no máximo, e intercale com outras atividades. Isso vai fazer com que a sua cabeça descanse e tenha tempo de absorver tudo que foi lido e praticado antes de começar o processo todo novamente.

Outro fator importante é ter um intervalo de tempo entre uma disciplina e outra. Enviar para o cérebro uma avalanche de informações distintas em um curto espaço de tempo só tornará o aprendizado confuso.

2 – Tenha o estudo incorporado em sua rotina diária

Tenha em mente que o estudo não é a única razão da sua vida em momentos antes do vestibular. Ele é uma das atividades importantes que precisam ser feitas para que o seu dia e seu aprendizado sejam produtivos.

Por isso, organize uma rotina diária com suas sessões de estudos, preferencialmente nos mesmos horários e organizadas por disciplina e horários de leitura e exercícios. Além disso, organize janelas de alimentação e exercícios físicos, de preferência aeróbicos, que podem te ajudar.

Também separe uma parte do seu dia para a diversão, pode ser um tempo com os amigos, aquela série do Netflix ou vídeo game, o importante é ter uma rotina que não esteja totalmente dedicada aos estudos que contribua para sua qualidade de vida e, consequentemente, para sessões de aprendizado intensas e produtivas.

3 – Valorize o seu momento de estudo

Você tem o seu local de estudos definido? Um lugar calmo, com pouco movimento de pessoas, com boa iluminação natural e uma cadeira confortável? Organize um local propício para estudar, que não traga distrações ou desconforto e faça com que você se dedique integralmente aos estudos.

Na hora de estudar, deixe o celular em outro cômodo da casa. Estudos mostram que só o fato dele estar perto já tira 15% de sua concentração. Sessões de estudos menores e mais produtivas só funcionam com dedicação total, por isso, valorize seu momento de estudo, crie um local convidativo e que favoreça sua concentração e faça um planejamento pessoal para que sua cabeça esteja totalmente voltada aos estudos no momento em que se dedica aos livros.

4 – Métodos eficientes de estudo

Estude e entenda métodos de estudo que podem tornar suas sessões mais produtivas. Pensando nisso, vamos falar sobre duas metodologias que podem ajudar você a ter melhores resultados:

A curva do esquecimento foi criada para fixar de vez o aprendizado após os estudos e por muito tempo depois disso. A técnica baseia-se em revisões periódicas do conteúdo estudado, a primeira um dia depois da sessão de estudos, a segunda uma semana depois e a terceira e definitiva um mês depois. O objetivo do processo é que o conteúdo estudado seja assimilado de vez e por um longo tempo.

Outro método eficiente que pode ajudar você é a Técnica Pomodoro, que tem como objetivo melhorar a capacidade de concentração. Seu conceito passa por sessões de estudo sem nenhuma interrupção, intercalados por momentos de descanso. Nela, você estuda 30 minutos sem parar, divididos em 15 minutos para a leitura da matéria e 15 minutos de exercícios ou revisão. Feita a sessão intensa, pare por 7 minutos e descanse, sem encostar nos livros. Após o tempo de descanso, repita o procedimento.

Estes dois métodos facilitam o aprendizado e ajudam você a organizar os estudos de maneira mais eficiente e produtiva.

Você pode escolher outros métodos de estudo e até mesmo montar um esquema próprio, baseado no seu jeito de aprender melhor. O que importa é ter um bom planejamento de estudos, rotinas bem estabelecidas e principalmente a dedicação para cumprir todos os passos à risca.

O estudo precisa ser uma tarefa diária como qualquer outra, como a alimentação e diversão. Com as sessões incorporadas no cotidiano, estudar se torna um processo natural e uma rotina será importante não só para o vestibular, como também para toda a vida!

Comentários

Cadastre-se

Futuro Acadêmico, cadastre-se para receber as últimas novidades e dicas sobre o vestibular, ENEM, provas e muito mais!
Secure and Spam free...