Enem: principais fraudes e suas consequências

Criado em 1998, o Enem já faz parte do calendário de provas dos brasileiros que concluem o ensino médio e querem ingressar em uma universidade. Desde 2009, o exame ganhou ainda mais importância, pois se tornou a principal prova de ingresso para as universidades no Brasil.

Com tanta importância, não é novidade que muitas tentativas de fraude tenham acontecido. Selecionamos as três tentativas mais conhecidas de fraudes do exame e vamos contar para vocês.

O mais famoso

O caso mais conhecido de tentativa de fraude no Enem aconteceu em 2009, quando algumas cópias da prova foram roubadas da gráfica contratada pelo Ministério da Educação e vendidas a uma jornalista do Estado de S. Paulo, que deu o furo da notícia em primeira mão.

Com o vazamento aconteceu dois dias antes da prova, o MEC optou pela suspensão do exame, que foi remarcado para dezembro e, graças ao problema, teve a maior abstenção de sua história, 40,6%.

O professor de física de Fortaleza

Em 2011, um professor de física de um colégio em Fortaleza foi acusado de divulgar 14 questões do Enem antes da realização do exame. As perguntas chegaram até ele em 2010, quando a escola em que dava aula foi selecionada para realizar um pré-teste do exame feito pelo MEC.

Graças ao vazamento, a Justiça Federal anulou as 14 questões do exame em 2011.

O tema da redação chegou no whatsapp

No Enem de 2014, houve o vazamento do tema da redação no segundo dia de prova. Estudantes da Paraíba, Piauí e Ceará receberam via whatsapp a informação e a polícia do Piauí confirmou o vazamento.

Dessa vez, mesmo com o a confirmação, o Ministério Público do Ceará arquivou o processo alegando que não houve dano a avaliação. Assim, a redação não foi anulada e os resultados seguiram normalmente.

Com tantas tentativas de fraude e vazamentos, a dica para quem vai fazer o Enem é ficar atento às notícias, principalmente nas semanas que antecedem a prova. Afinal, estas tentativas já afetaram a data e até mesmo as questões das provas de anos anteriores.

 

Comentários

Cadastre-se

Futuro Acadêmico, cadastre-se para receber as últimas novidades e dicas sobre o vestibular, ENEM, provas e muito mais!
Secure and Spam free...