5 Filmes favoritos dos amantes de exatas

Quem pensa que cinema é coisa de humanas, temos uma notícia: vocês estão enganados! Filmes sobre matemática, importantes, vencedores de Oscar e que conquistaram grandes bilheterias contam histórias ou são dedicados aos amantes dos números e das ciências exatas.

Além de contar excelentes histórias, estes filmes podem ajudar quem ainda está em dúvida na escolha de áreas específicas das ciências exatas, afinal, as disciplinas da área são menos exploradas do que a das áreas de humanas e biológicas, e por isso mesmo nós resolvemos ajudar você, caro amante dos números, fórmulas e cálculos complexos que vão além das equações de primeiro grau.

Por isso, listamos para você 5 ótimos filmes quem gosta de exatas, vamos a eles?

1 – Uma mente brilhante

Russel Crowe e Jennifer Conelly em grandes atuações em um excelente roteiro que conta a história do matemático John Nash.

Vencedor dos Oscar de melhor filme, melhor roteiro adaptado, melhor atriz coadjuvante e diretor, o filme mostra a ascensão de Nash e todo o reconhecimento que teve na área acadêmica e a dificuldade que enfrentou com seus problemas psicológicos.

Diagnosticado com esquizofrenia, o matemático precisou separar em sua mente o que era realidade e o que eram alucinações, para assim, continuar formulando suas teorias.

2 – Quebrando a Banca

Do aclamado Uma Mente Brilhante, passamos para um filme com atores mais jovens, um roteiro dinâmico com uma história cheia de reviravoltas. Quebrando a Banca conta a história de Ben, um garoto inteligente que ganha uma bolsa de estudos na aclamada Universidade de Harvard.

Com uma facilidade imensa para contas e um raciocínio lógico apurado, Ben é convidado por seu professor Micky para participar de um grupo de estudantes brilhantes que vai para Las Vegas jogar 21.

Aplicando conceitos de estatística e probabilidades, os jovens e o professor começam a fazer um dinheiro nos cassinos, dando início a uma trama emocionante. Vale a pena assistir!

3 – Gênio Indomável

Robin Williams e Matt Damon no filme que não só o revelou como ator, como também o fez vencer o Oscar de melhor roteiro, ao lado de seu amigo Ben Affleck. Gênio Indomável conta a história de Will Hunting, um garoto problema que cuida das faxinas do MIT – Instituto Tecnológico de Massachusetts. Durante seu trabalho, Will resolve equações complexas nas lousas das salas de aula e chama a atenção dos professores do instituto.

A trama fica ainda mais interessante quando Will começa a se encontrar com o psicólogo Sean Maguire, que o ajuda a potencializar seu talento.

4 – Interestelar

Pense num filme que chamou a atenção de público e crítica pela aplicação de teorias físicas complexas de um jeito acessível, para que todos possam entender. Junte isso a um ótimo elenco e uma produção milionária e temos Interestelar.

Nele, pragas assolam a Terra e comprometem a agricultura e a produção de alimentos. Para resolver o problema, uma equipe é treinada para viajar ao espaço em busca de um novo planeta, com condições parecidas o nosso, para abrigar a população.

Interestelar é um blockbuster com excelente roteiro, ótimos efeitos especiais e grande atuação de Matthew McConaughey.

5 – Estrelas além do tempo

As mulheres são minoria nas salas de disciplina de exatas, mas nem sempre foi assim. Estrelas além do tempo conta a história de três mulheres negras que revolucionaram a Agência Espacial norte-americana (NASA) e se tornaram precursoras da engenharia da computação, tanto utilizada nos tempos de hoje.

Dorothy Vaugn, especialista em geometria analítica mudou a forma que a NASA dispara seus foguetes com seus cálculos e análises. Katherine Johnson foi uma das primeiras especialistas de programação do mundo e comandava uma equipe de especialistas da IBM convocada pela NASA para ajudar nos projetos espaciais em meio à Guerra Fria. Por último e não menos importante, Mary Jackson compunha o trio, responsável pela parte de engenharia do time.

Juntas, elas fizeram parte da equipe de estudos responsável por enviar o homem à lua, isso nos Estados Unidos da década de 1960, extremamente racista e machista. Mulheres empoderadas que aceitaram o desafio e venceram barreiras para revolucionar o mundo. Tem como não gostar?

Agora é só chamar os amigos do grupo de estudos e fazer uma maratona de cinemas de exatas.

Assista aos filmes e faça um desafio a todos, conheça a história dos personagens e as teorias envolvidas na trama. Assim vocês aprendem, se divertem e conhecem um pouco mais sobre as ciências exatas!

A UCDB oferece ótimas opções para quem deseja seguir na área de exatas, com cursos que aliam tradição de ensino com conhecimento e preparo para o mercado de trabalho. Conheça mais sobre os nossos cursos e venha se inspirar com a gente!

Comentários

Cadastre-se

Futuro Acadêmico, cadastre-se para receber as últimas novidades e dicas sobre o vestibular, ENEM, provas e muito mais!
Secure and Spam free...