A evolução do trote universitário

A tradição sempre foi essa: você é aprovado na universidade e logo começa uma sequência de trotes. Amigos e até mesmo a família fazem primeiro, mais leve, para comemorar a aprovação. Depois, chega o momento dos veteranos da universidade.

Em seu livro “O Trote na universidade”, o professor Antônio Zuin conta que os primeiros registros de trote datam do século XV, na Universidade de Heildeber, na Alemanha, onde os veteranos raspavam os cabelos dos novatos em um ato de “purificação dos incultos”, que seriam introduzidos a sabedoria na universidade.

Seis séculos depois, o trote virou tradição e chegou a passar dos limites.

A clássica ação de pintar os corpos dos estudantes e raspar os cabelos dos meninos deu lugar a ações mais violentas e até mesmo o consumo de álcool e cigarro não consensual.

Diante dessa mudança de cenário, foi preciso que muitas universidades interferissem no processo, que antes era apenas um ritual entre novatos e veteranos.

Trote solidário: criatividade e ação para um mundo melhor

Com a necessidade de oferecer opções criativas e que se diferenciam das ações clássicas, universidades e alunos começaram a mudar o conceito clássico do trote universitário.

Ao invés de depreciar o novato, chegou a hora de pensar um pouco mais no mundo e nas pessoas que estão precisando. Assim, surgiu o trote solidário.

O trote solidário surge como um rito de passagem em que o novato promove ações para ajudar o próximo, beneficiando pessoas que estão precisando ou até mesmo prestando serviços para comunidades mais carentes.

Tipos de trote solidário

Os primeiros relatos de trotes solidários tiveram início no começo dos anos 2000 e rapidamente se espalharam por todo o Brasil. Selecionamos alguns dos principais modelos utilizados em universidades hoje em dia:

Doação de Sangue

Sempre em falta nos hemocentros de todo país, a doação de sangue se tornou um clássico dos trotes solidários. Nele, os veteranos levam os novatos para a doação e inclusive fazem um balanço de quanto sangue e quais as tipagens foram doadas. Caso o hemocentro realmente esteja precisando de sangue, os novatos também são convocados para buscar novos doadores.

O modelo tem dado certo, no Rio de Janeiro, o projeto Universitário Sangue Bom já conseguiu mais de 5 mil bolsas de sangue, salvando 20 mil vidas e impactando 400 mil pessoas.

Gincanas solidárias

Diversão e solidariedade caminhando juntas, as gincanas são outra prática muito comum nas universidades. Nelas, os veteranos coordenam uma competição com várias modalidades que tem como objetivo ajudar o próximo. Competições de doação de roupas e brinquedos envolvem não só alunos como toda a família.

Solidariedade por competência

Uma modalidade de trote que não só ajuda como também podem ser a introdução dos novatos a área do curso que escolheram, a solidariedade por competência funciona da seguinte forma: os novos alunos de um curso são escalados para ajudar na área deles, comunidades e instituições que estejam precisando.

Um aprovado em medicina pode dar palestras sobre os males do cigarro em escolas públicas, o de veterinária participar de uma campanha de vacinação animal, e assim por diante.

Esta modalidade, além de ajudar, aproxima o aluno da profissão que vai exercer.

Contação de histórias

Contar histórias para crianças em hospitais, ONG’s e orfanatos se tornou outra modalidade muito interessante de trote, nela, os novatos são direcionados para as instituições onde realizam um dia inteiro de ações que podem incluir, além da contação de histórias, brincadeiras e doação de brinquedos.

Aqui na UCDB, a Acolhida já virou tradição. Sempre recebemos os nossos alunos com muita alegria, com brincadeiras, apresentações dos cursos, das atléticas e até shows musicais. Nos últimos anos, a Acolhida tem sido temática, espalhando criatividade e muita interação no campus. Veja como foi a recepção no primeiro dia de aula de 2018:

Venha para a UCDB. Você vai perceber que a felicidade de ser aprovado na melhor universidade de Mato Grosso do Sul pode ser ainda maior quando compartilhada com outras pessoas. Afinal, a alegria de um pode se transformar na alegria de muitos!

 

Comentários

Cadastre-se

Futuro Acadêmico, cadastre-se para receber as últimas novidades e dicas sobre o vestibular, ENEM, provas e muito mais!
Secure and Spam free...