E a leitura, como fica?

O Enem não cobra mais uma lista de livros para vestibular obrigatória. A polêmica decisão do MEC não é nova, mas todos os anos gera debates entre especialistas. De um lado, os que pensam que a obrigatoriedade não levará os estudantes a gostarem da leitura e, do outro, um movimento que defende que a obrigatoriedade pode ser o caminho para que jovens conheçam autores clássicos e comecem um caminho para gostar da leitura e levá-la como hábito para o futuro.

Quem pensa que a ausência de obrigatoriedade tira a literatura da prova está muito enganado. Os movimentos literários, autores e trechos de livros estão sempre presentes na avaliação. O objetivo do Ministério da Educação não é tirar a literatura da prova, mas sim, confiar que as leituras fazem parte de uma boa formação do estudante, por isso, obviamente, conhecimentos sobre o tema serão exigidos.

Clássicos como Machado de Assis e Graciliano Ramos, movimentos literários, autores atuais que retratam a realidade brasileira, como Milton Hatoum e Dráuzio Varella são constantemente citados nas provas, e o conhecimento de suas obras é fundamental, não apenas para se dar bem no Enem.

As vantagens da leitura

Se você não tem a leitura como um hábito, é bom repensar seus conceitos! Ela é fundamental para a boa formação e conhecimento e traz benefícios que farão você ir bem nas provas, se destacar no futuro, na faculdade e no mercado de trabalho.

Melhora a escrita

Um dos autores mais conhecidos do Brasil, Ziraldo, diz que seus livros só são sucesso porque ele lê muito mais do que escreve. E o caso dele não é isolado, a leitura melhora sua escrita, ajuda você a colocar de maneira mais clara suas ideias no papel, expressando melhor suas opiniões, a qualidade do texto melhora, e a nota na redação aumenta.

Aumenta o vocabulário

Se estamos falando de benefícios, nada melhor que mostrar um excelente vocabulário na hora de escrever a sua redação. E, para conseguir isso, é preciso colocar a cara nos livros. Na leitura, você não é apenas apresentado a novas palavras, como também ao contexto de aplicação delas e habitua-se a encontrá-las e, como consequência, aprende a aplicá-las nos contextos certos. A utilização de um bom vocabulário é critério importante utilizado pelos avaliadores, não só do Enem como de outros vestibulares.

Facilita a Interpretação de texto

Sem as questões de leitura obrigatória, perguntas que envolvem interpretação de texto, principalmente com trechos de livros importantes da literatura brasileira, se tornaram mais constantes no Enem. E tornar a interpretação um hábito só vai ajudar a acertar as questões e ganhar pontos precioso. Para isso, tem coisa melhor do que ler?

A leitura potencializa sua interpretação de texto, pois a torna um exercício frequente em sua cabeça. Este é o segredo para melhorar o desempenho em questões deste tipo: leitura!

Potencializa a criatividade

Está faltando ideia na cabeça? Então vá ler um livro! A leitura é uma arma poderosa contra a falta de criatividade. Nela, você é apresentado a novas e boas ideias, histórias interessantes e empolgantes, além de adquirir conhecimento. Conhecimento é o que você precisa para ser criativo. Confie na gente!

Melhora a comunicação

Não estão entendendo o que você fala? Está difícil falar com as pessoas e apresentar suas ideias? Então você precisa ler mais! A leitura melhora a sua comunicação, sua maneira de se expressar fica mais clara e isso melhora, inclusive, as suas relações interpessoais. E não pense que isso vai ajudar só no Enem. Afinal, com uma boa comunicação, você faz amigos, consegue bons empregos e ganha qualidade de vida. Então, nada de reclamar que é incompreendido. Beleza? Sente-se, leia um livro e resolva o problema!

Ainda não sabe qual universidade cursar e quer uma que garanta seu futuro no mercado de trabalho? Então conheça a UCDB! Aqui você vai ter acesso a professores que pensam não só na sua formação, como também no seu futuro profissional! Venha crescer com a gente!

Comentários

Cadastre-se

Futuro Acadêmico, cadastre-se para receber as últimas novidades e dicas sobre o vestibular, ENEM, provas e muito mais!
Secure and Spam free...