Como o mercado interfere na concorrência do vestibular

Na hora de escolher o curso para se inscrever no vestibular, o que vale para você: razão ou emoção? Você considera a concorrência do vestibular? Na hora de tomar a decisão, os dois lados brigam entre si, garantir um futuro financeiramente estável ou seguir uma área pela qual você é apaixonado mas que talvez não dê um grande retorno financeiro?

A discussão é antiga, sempre esteve presente nas conversas sobre o futuro entre pais e filhos, geralmente com o lado da razão representado pelos mais velhos.

A diferença de agora é a importância do mercado e dos fatores econômicos, que entraram como um fator de peso para a tomada de decisão dos jovens que vão prestar vestibular.

O mercado, que já está regendo as decisões de governos, empresas, agora também participa das decisões do futuro das famílias em todo mundo.

Medicina, a mais desejada

Mesmo com o mercado como fator extra, a medicina continua sendo a queridinha, a mais procurada entre os estudantes. Isso porque, alia as duas pontas da decisão, além de despertar a paixão de muitos estudantes, também garante uma carreira estável com ótimos salários.

Estes fatores fizeram com a concorrência do curso disparasse, na Unicamp, no vestibular de 2018, 279 candidatos disputarão uma vaga para cursar medicina em Campinas, disparado o curso mais concorrido.

É por isso que o sonho de se tornar médico também é um grande desafio, muitos estudantes demoram um a dois anos para passar no curso mais concorrido do Brasil.

Direito: a preferida de humanas

Entre os cursos de humanas, o preferido continua sendo o direito. Parece que séries como how to get away with murder, suits e good wife têm feito a cabeça dos jovens, que continuam com o sonho de se tornarem advogados.

Outras profissões de humanas como publicidade e jornalismo ainda continuam sendo as com maior concorrência do vestibular, mas já foram mais procuradas. Problemas relacionados à obrigatoriedade do diploma para exercer jornalismo, que ficou durante muitos anos em debate na justiça e a redução dos postos de trabalho nas grandes redações do Brasil diminuíram o ímpeto dos jovens que desejavam ingressar na profissão.

Com um olhar mais atento ao mercado, muitos optaram por cursos como Relações Internacionais e Relações Públicas, relativamente novos e requisitados em grandes empresas multinacionais que oferecem salários atraentes.

Engenharia: flexibilidade e novas expectativas

Quem analisa criteriosamente o mercado e leva em conta as perspectivas e a flexibilidade de cada profissão acaba considerando sempre um curso de engenharia.

Além da flexibilidade da área em si, grandes empresas estão escolhendo engenheiros para diversas funções que muitas vezes não estão relacionadas ao curso. Cargos de liderança como CEO e CFO e outras funções de gestão e especialização que necessitam de características mais analíticas, como por exemplo no mercado financeiro estão sendo ocupados por engenheiros.

Por isso, a escolha de um curso de engenharia não significa necessariamente seguir na área durante toda a carreira, por mais promissora que ela seja. Buscar novas possibilidades em áreas diferentes é uma realidade para quem está se formando ou pretende se formar em engenharia.

Quem está pensando em cursos com a característica da engenharia, mas com uma face mais versátil, pode analisar também as possibilidades de ingressar em áreas como administração e psicologia, ambas com áreas de atuação que podem variar bastante e agradar diferentes perfis dentro da mesma profissão.

A verdade é que aliar razão e emoção é o desafio não só de quem está escolhendo uma faculdade como também de quem está formado e trabalha anos na mesma área. Este não é apenas um desafio das profissões, mas um equilíbrio que buscamos na vida e não existe uma fórmula pronta que resolverá todos os seus problemas.

Se você está na dúvida em qual área seguir, pesquise, entenda todos os caminhos que cada curso e área pode oferecer, converse com professores e profissionais das áreas de interesse, ouça sua razão e, por que não, o coração para se decidir.

Se quiser entender um pouco mais sobre as profissões, venha conhecer a UCDB! Aqui você vai encontrar professores e profissionais preparados para ajudar você a tomar essa decisão!

Comentários

Cadastre-se

Futuro Acadêmico, cadastre-se para receber as últimas novidades e dicas sobre o vestibular, ENEM, provas e muito mais!
Secure and Spam free...