Engenharia da Computação: integração de hardware, software e dedicação

Futuros acadêmicos interessados em construção, sistemas de eletrônicos e softwares, entre outras coisas que envolvem mecanismos de computação, já pensaram em seguir carreira como engenheiro de computação?


O profissional da área projeta e constrói periféricos, computadores, teclados, monitores, placas de som e de vídeo e impressoras. No desenvolvimento de software, o engenheiro da computação cria programas de computador e aplicativos para os mais diversos fins. Além disso, ele pode atuar no campo de automação industrial e robótica, ou seja, criar robôs e sistemas digitais para fábricas e indústrias.

Mas é preciso se conscientizar sobre a importância da atualização constante nessa área, pois as inovações tecnológicas nessa área têm um avanço muito acelerado, assim como é essencial ter o conhecimento do inglês já que geralmente os sistemas e dicas de um software ou de programações são nesse idioma. Outro ponto que abrange muito dentro da profissão são os cursos técnicos, pós-graduação e MBA. Sempre invista nesses cursos, pois eles costumam abrir portas no mercado de trabalho.

Os locais onde contratam engenheiros de computação geralmente são empresas que têm a computação como produto final (Software e Hardware), ou que produzem interfaces entre computador e outros equipamentos, bem como bancos, indústrias que utilizam linhas de montagem, indústria farmacêutica, de aviação etc.

Para exercer essa profissão, é obrigatório ter diploma de graduação em Engenharia da Computação e estar registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

#Curiosidade: O curso da UCDB foi o primeiro do Estado. Por isso, conta com uma experiência de mais de 15 anos, com professores, mestres e doutores de diferentes instituições do Brasil. Para as aulas práticas, a Universidade tem mais de 240 computadores (servidores e desktops), e variedade de laboratórios, o de hardware, laboratório de automação, laboratório de Física, laboratório de informática e laboratório de redes de computadores. Além disso, desenvolvem-se projetos de pesquisa e extensão acadêmica com apoio de empresas do setor de TI do MS.

Comentários

Cadastre-se

Futuro Acadêmico, cadastre-se para receber as últimas novidades e dicas sobre o vestibular, ENEM, provas e muito mais!
Secure and Spam free...