Qual faculdade de engenharia tem mais a ver com você?

Se você manda bem em exatas, provavelmente já pensou em fazer engenharia. Uma das profissões com maior crescimento e mercado de trabalho, a engenharia tem se destacado e se tornou uma ótima opção para quem gosta de exatas aliadas a outras áreas de especialização.

Outra característica importante que o mercado detectou nos engenheiros é que o seu pensamento analítico e conhecimento de gestão de projetos permitem que se destaquem em outras áreas de atuação.

É comum encontrarmos engenheiros atuando em outras áreas que não a especialização deles, como o mercado financeiro, áreas estratégicas e executivas de bancos e até mesmo em cargos de CEO e CFO de empresas que não estão relacionadas ao mercado de engenharia.

Está interessado na área? Então agora chega o segundo questionamento: como decidir qual engenharia cursar? São mais de 30 tipos de engenharia voltados para os mais diferentes segmentos.

Para ajudar nessa decisão, listamos 5 áreas da engenharia, para que você possa decidir qual tem mais interesse. Vamos a elas?

Engenharia da computação

Com o crescimento da área de desenvolvimento, a engenharia da computação  se tornou uma das queridinhas entre alunos e mercado de trabalho. Quem ingressa nesta área, se dedica a trabalhar no desenvolvimento de computadores, equipamentos relacionados à computação e até mesmo aplicativos e os chamados devices relacionados a eles. Todo desenvolvimento de hardware e software precisa passar por um engenheiro de computação para ser criado, avaliado e validado para só depois seguir para o mercado. Se você é daqueles apaixonados por computadores e tecnologia, curte montar e desmontar máquinas e entender como o seu celular ou computador funciona, vai se dar bem na engenharia de computação!

Engenharia Agrícola

Se a sua vocação está mais para o campo do que os computadores, então a engenharia agrícola pode ser o caminho. Nela são estudadas e desenvolvidas técnicas, equipamentos e sistemas voltados a toda a área agropecuária, É responsabilidade do engenheiro projetar e implementar técnicas que aumentam a produtividade das plantações, a eficiência das criações, montando sistemas que, além de eficientes, não agridem o meio ambiente.

Quem é apaixonado pelo campo e gosta da área de exatas certamente vai se encontrar na engenharia agrícola. E o melhor, o Brasil é um dos maiores pólos tecnológicos da área no mundo e ainda possui um potencial enorme a ser explorado!

Engenharia Mecatrônica (Controle e Automação)

Saindo do campo e entrando nas indústrias. O engenheiro mecatrônico é responsável por pensar na eficiência de processos das indústrias. Isso significa que o desenvolvimento, criação e manutenção de máquinas e projetos de automação industrial são sua responsabilidade.

Com a automação de boa parte das indústrias do mundo, a engenharia mecatrônica se tornou parte fundamental da área, que está em constante evolução, com novas máquinas e robôs prontos para tornarem as linhas de produção ainda mais eficientes.

Gosta da área de desenvolvimento de máquinas e robôs? Então a engenharia mecatrônica é perfeita para você!

Engenharia de Alimentos

Uma área de imenso potencial, extremamente interessante mas que atrai poucos estudantes é a engenharia de alimentos. Um dos maiores e mais importantes mercados do mundo, a indústria alimentícia precisa do engenheiro para desenvolver projetos e técnicas que vão ajudar na fabricação dos alimentos. Também é responsabilidade do engenheiro de alimentos pensar em no processo de logística e até mesmo a conservação dos alimentos desenvolvidos pela indústria.

Em um mundo em que precisamos pensar cada vez mais em como nos alimentamos e principalmente em como gerar alimentos para todos, a engenharia de alimentos se torna uma área essencial para garantir mais qualidade de vida para a população do nosso planeta.

Engenharia Civil

Podemos chamar a engenharia civil como a mãe de todas as engenharias, a primeira e certamente uma das que mais de destacam. A profissão de engenheiro civil se adaptou ao tempo e ganhou novas atribuições com o passar do tempo. Agora, além de ser responsável pelo projeto e gestão de prédios, pontes, casas, viadutos, estradas e todo tipo de construções, o engenheiro civil também é responsável por estudos específicos na área de obras, como a sustentabilidade da obra, as condições do solo, projetos de ventilação e até mesmo pensar na contribuição das grandes obras para as cidades e as pessoas.

Se você gosta de obras e todos o tipo de projeto relacionado a elas, a engenharia civil é a sua praia!

Existem muitas outras áreas da engenharia, todas interessantes e focadas sempre no desenvolvimento e gestão de projetos. Por isso, se você gosta de exatas e principalmente de colocar a mão na massa, pesquise sobre as opções disponíveis no mercado relacionadas às áreas que tem mais afinidade.

Se ainda estiver na dúvida, venha conhecer os cursos de engenharia da UCDB! Aqui você vai encontrar professores e alunos sempre dispostos a ajudar, que podem dar as respostas que você precisa para entrar de cabeça na engenharia!

Comentários

Cadastre-se

Futuro Acadêmico, cadastre-se para receber as últimas novidades e dicas sobre o vestibular, ENEM, provas e muito mais!
Secure and Spam free...