Geografia: estudo dos fenômenos físicos em relação às atividades do homem

Gosta de viajar, observar as mais belas paisagens do Brasil e do mundo e não se cansa de pesquisar assuntos sobre animais e a vida por trás da fauna e flora? Se sim, pode começar a pensar em ser geógrafo!

Quem opta pela geografia ganha um conhecimento amplo não apenas pela questão física, mas também pela análise em como entender as diferentes populações que se relacionam com o ambiente, seja no meio rural ou na cidade. Em sua base, a disciplina estuda a Terra e sua ocupação pelo homem.

O futuro acadêmico em geografia pode optar pela licenciatura, na qual sua formação será restrita em lecionar, ou então o bacharelato, que visa mais ao campo industrial ligado à profissão. Por isso, desde a escolha da formação, o aluno já tem ideia do caminho para o qual vai seguir.

Na área da educação, por exemplo, o licenciado em geografia pode atuar como professor do ensino fundamental, médio e até em cursinho. Mas, para ministrar aulas em universidades, ele precisa de uma pós-graduação, como mestrado ou doutorado.

Já dentro da indústria, o profissional pode exercer o trabalho de cartografia digital, referente à elaboração de mapas a partir de imagens via satélite, ou então fazer geoprocessamento, criando banco de dados geográficos com a utilização de programas específicos.

Além disso, ele pode auxiliar na agroindústria com planejamento agrícola, ou então contribuir para o desenvolvimento de regiões e cidades por meio da geografia do transporte e planejamento urbano. Ainda existe o campo da geopolítica, que estuda a organização social, econômica e política das regiões e países.

O mercado de trabalho para esse profissional é bem amplo, podendo trabalhar em órgãos públicos, empresas privadas como mineradoras, de reflorestamento, entre outras. Na área educacional, exerce sua profissão em universidades públicas e privadas e também em centros de pesquisa. Outra opção seria em empresas de consultoria ambiental e cartografia, o IBGE e ONGS ambientais.

Na Universidade Católica Dom Bosco, o Curso de Geografia visa passar para os alunos a educação ambiental, na qual desenvolve projetos em equipe e outros benefícios que agregam o meio social, econômico e político.

Saiba mais, clicando aqui!

Comentários

Cadastre-se

Futuro Acadêmico, cadastre-se para receber as últimas novidades e dicas sobre o vestibular, ENEM, provas e muito mais!
Secure and Spam free...