Especialidade: Grande Porte – Veterinária e Zootecnia UCDB

Uma das maiores dúvidas de quem se interessa pelo meio rural, especialmente pelos animais de grande porte e pela cadeia produtiva da carne e do leite, é a escolha entre as graduações em Zootecnia e Medicina Veterinária.Melhoramento Genético de Animais de Grande Porte


Ambas as formações são fundamentais e reservam muitas oportunidades aos profissionais apaixonados pelo meio rural, mas, ao mesmo tempo que existem certas responsabilidades que podem ser compartilhadas e funções que podem ser exercidas por ambos os profissionais, essas especialidades são bastante diferentes.

A Zootecnia é uma especialidade em expansão, relativamente pouco conhecida em grandes centros urbanos, mas é essencial e tem grande demanda nas regiões onde o agronegócio tem uma maior participação na economia. Trata-se de uma formação especializada na produtividade dos produtos de origem animal, o que possibilita realizar pesquisas, desenvolver e implementar tecnologias e produtos de suplementação nutricional, assim como lidar com questões relacionadas à ecologia, à sustentabilidade e ao melhoramento genético dos animais; tudo isso com o intuito de aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos, reduzindo os custos e melhorando as condições de vida dos animais.

A Medicina Veterinária, por sua vez, é bem mais conhecida nos grandes centros urbanos, entretanto a imagem que vem à mente da maioria das pessoas ao imaginar o profissional formado em Medicina Veterinária é aquela da clínica que atende animais domésticos, como cães e gatos, nas emergências e enfermidades do dia a dia. Essa imagem, ainda que incompleta, é bastante compreensível, uma vez que as pessoas que vivem nas cidades têm pouco contato com o meio rural, onde estão muitas das oportunidades e desafios reservados aos zootecnistas e médicos veterinários, especialmente no que diz respeito à criação e ao tratamento dos animais de grande porte.

O veterinário, por formação, é responsável exclusivamente pela saúde dos animais, tratando e prevenindo quaisquer enfermidades, realizando procedimentos emergenciais ou de rotina, tanto pela administração de medicamentos, quanto por meios cirúrgicos.

Dessa forma, várias responsabilidades são compartilhadas pelos profissionais de Zootecnia e Veterinária, como a nutrição, a sanidade, a vacinação, a reprodução, o controle de doenças e a realização de pesquisas sobre o desenvolvimento, a saúde e a genética dos animais, cuja carne, leite, couro e, em alguns casos, ovos podem ser comercializados. Dentre eles, estão os animais de grande porte.

Melhoramento Genético de Animais de Grande Porte

Além das atividades realizadas nos laboratórios, no Hospital Veterinário, na Fazenda Escola e no Biotério da Universidade Católica Dom Bosco, os acadêmicos e pesquisadores da instituição desenvolvem pesquisas genéticas com ênfase no melhoramento genético bovino em colaboração com institutos e instituções que são referência na área.

A universidade também está presente na realização de simpósios e na oferta de cursos na área, proporcionando condições diferenciadas para quem se interessa pelo meio rural e deseja conquistar uma formação em Zootecnia ou em Medicina Veterinária, que possibilita uma atuação profissional tanto no campo quanto nos laboratórios, desenvolvendo pesquisas e novas tecnologias que promovam a sanidade animal e a produtividade da atividade agropecuária.

Ficou interessado?

Saiba mais sobre os cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária da UCDB e sobre as pesquisas e os projetos de extensão realizados pela Universidade Católica Dom Bosco nos links abaixo:

Comentários

Cadastre-se

Futuro Acadêmico, cadastre-se para receber as últimas novidades e dicas sobre o vestibular, ENEM, provas e muito mais!
Secure and Spam free...