Como se tornar um influenciador digital

Desde que a internet se consolidou e alcançou um grande número de residências no Brasil, novas necessidades surgiram e um novo mercado se criou. Sites que vendem exclusivamente online, aplicativos de relacionamento e bate-papo e principalmente novas oportunidades na área de entretenimento.

Um fenômeno recente que surgiu graças ao crescimento da banda larga é o influenciador digital. A gente sabe que você já ouviu este termo pelo menos uma vez na vida, mas você sabe o que significa?

O que é um influenciador digital?

Um influenciador digital é uma pessoa que, por meio de sua produção de conteúdo pela internet, alcança um grande número de pessoas que acompanham suas publicações e de certa forma são influenciados por ela.

Por serem relevantes para nichos de mercado e até mesmo milhões de pessoas, os influenciadores lucram com as visualizações de seus vídeos e ações publicitárias de diversas marcas.

O influenciador pode atuar em diversas plataformas, ele pode estar no Facebook, Twitter, postando fotos no Instagram e, principalmente, vídeos no YouTube.

Neste nicho de influenciadores digitais, o YouTube ganhou destaque pela facilidade de publicar e divulgar vídeos. Assim, o “youtuber”, como costumamos chamar, é o tipo de influenciador mais comum, pois o site de vídeos do Google remunera seus usuários pela quantidade de visualizações, fazendo com que a rentabilidade do negócio seja viável.

O que é um Youtuber?

Whindersson Nunes, Julio Cocielo, Luba, Felipe Neto. Você conhece essas pessoas?

Todos possuem canais de YouTube, alcançaram milhões de inscritos e fizeram disso sua profissão.

A produção de conteúdo em vídeo, sejam esquetes, diários filmados (também conhecidos como vlogs) ou até mesmo jogos e desafios produzidos por estes e outros canais são assistidos por milhões de pessoas todos os dias.

A rotina de produção de vídeos, que pode ser diária, aliada ao relacionamento com as marcas e a divulgação de produtos além do relacionamento constante com a audiência fazem com que grandes influenciadores brasileiros alcancem uma grande receita em dinheiro, com rendimentos que podem superar os R$60 mil mensais.

Como posso me tornar um Youtuber?

Engana-se quem pensa que é fácil se tornar um influenciador digital. A concorrência é grande e para se dar bem no mercado, é preciso muita pesquisa, trabalho e uma dose de sorte.

O sucesso depende de dois pilares importantes, o primeiro é a produção e edição de vídeos, o segundo é que os vídeos caiam no gosto da audiência e rendam acessos, que se convertem em dinheiro e começam a compor a renda de um youtuber.

Conhecimentos básicos de filmagem, iluminação e edição de vídeo são fundamentais para quem está começando. Entender como funciona o YouTube, suas métricas, critérios de indexação e como divulgar os vídeos podem colocar você à frente de milhares de aspirantes a youtubers.

Com o crescimento da profissão e dos canais na plataforma, nos últimos dois anos começaram a aparecer cursos que ajudam a formar influenciadores, mas não garantem que você terá um canal de sucesso.

Um dos maiores youtubers do Brasil, Whindersson Nunes lançou um curso online completo, com módulos e conceitos que o ajudaram a alcançar seus 27 milhões de inscritos (até o momento). O curso também conta com especialistas em fotografia, edição e roteiro que oferecem uma formação completa para quem está pensando em criar e viver do seu próprio canal.

O próprio YouTube também oferece uma Escola de Criadores de Conteúdo, que aborda conceitos importantes da plataforma e dicas importantes para crescer o seu canal. A escola, que antes estava disponível apenas em cursos oferecidos em São Paulo já pode ser encontrada online em vídeos e materiais de fácil entendimento e o melhor: de graça!

Outras instituições e empresas de cursos online como a Super Geeks e a Academia Internacional de Cinema também oferecem cursos voltados para a criação de conteúdo para o Youtube.

E qual é o segredo para conseguir o sucesso como influenciador digital?

Não existe fórmula pronta. Conheça sua audiência, saiba que tipo de conteúdo eles gostam, interaja com eles, produza conteúdo e trabalhe, trabalhe muito!

Comentários

Cadastre-se

Futuro Acadêmico, cadastre-se para receber as últimas novidades e dicas sobre o vestibular, ENEM, provas e muito mais!
Secure and Spam free...